segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Owen e Eu

Tratando de forma mais pessoal de John Owen, eu "o conheci" em 2002.

Ainda estudando sobre as Doutrinas da Graça, li Por quem Cristo morreu?, que na verdade é um capítulo de um livro mais extenso do autor, "A morte da morte na morte de Cristo". A leitura foi fascinante, e a argumentação precisa e imbatível de Owen me deu grande segurança destas verdades naqueles dias (e até hoje).

Em seguida li outra obra sua - A glória de Cristo - aquela que estava sendo impressa quando ele partiu para o Senhor (cf. post anterior). Outro livro bastante impactante. Lembro bem de ficar impressionado com as declarações de Owen sobre como a meditação na glória de Cristo o fazia mais preparado para a hora da morte.

Li, posteriormente, dois outros livros seus - A tentação, e A mortificação do pecado - que foram publicados em um mesmo volume. Ali ele dá importantes fundamentos para a luta contra o pecado.

Todos os livros citados acima foram publicados pela editora PES e podem ser achados no seu site. Recentemente, a editora vida publicou o livro A mortificação do pecado, o que torna tal material ainda mais fácil de ser achado (já que a Vida é mais popular que a PES).

A leitura de qualquer obra deste cara é importante pra nós hoje. Primeiro pela vida que ele tinha com Deus e sua fidelidade à Palavra. Depois, pela mente brilhante que Owen possuía. E em terceiro lugar, porque resgatar a leitura de Owen poderia ser o início de uma jornada histórica na leitura de outros grandes homens que deveriam estar sendo lidos hoje.

:) SDG

Nenhum comentário: