domingo, 18 de novembro de 2007

A resposta do jogo anterior

Algumas respostas interessantes foram dadas, aqui no blog, e também por e-mail, mas ninguém acertou diretamente. Vou destacar algo das respostas, e no fim digo quem é o cara do retrato no post anterior.

Santo Agostinho (354-430) foi um grande homem de Deus, filósofo e teólogo. Nascido em Tagaste, África do Norte, viveu uma vida consideravelmente "maluca", até que conheceu a graça de Deus. A sua conversão é descrita de um modo bastante interessante, e vale a pena você fazer uma pesquisa para entender o que eu estou dizendo. Serviu como bispo de Hipona, também na África do Norte. Ele ainda foi um firme defensor da livre graça e da soberania Divina. Obras muito conhecidas de Agostinho permanecem até hoje, como A Cidade de Deus, e as suas Confissões. [Mais sobre Agostinho]


John Wesley (1703-1791) foi também um grande homem de Deus, usado no reavivamento metodista. Era o 15º filho dos 19 que Samuel e Susana Wesley tiveram. Wesley também passou por histórias interesssantes, como um episódio em sua infância que quase lhe ceifa a vida (pesquisem sobre isso), e outro quando viajava para os Estados Unidos, causando grande impacto em sua vida com Deus. Ele foi um grande pregador ao ar livre, e, embora aspectos de sua teologia possam ser questionados, como o seu perfeccionismo e o seu arminianismo, ele foi bastante usado por Deus. [Mais sobre Wesley - Wikipedia - UMESP]

FINALMENTE RESPONDENDO...

O CARA DO RETRATO É JOHN OWEN.

Owen (1616 - 1683) foi um dos maiores teólogos puritanos. Aos 12 anos ele entrou na Universidade de Oxford (Queen's College), obtendo o grau de bacharel em artes em 1632 - aos 16 anos de idade - e mestre em artes em 1635. Joel Beeke e Randall Pederson, em sua obra meet the puritans, afirmam que, em sua adolescência, Owen estudava de 18 a 20 horas por dia (cansei só de pensar...). Ele começou a escrever aos 26 anos de idade, e possui uma obra que contém mais de 80 volumes.
O relato da conversão, ou pelo menos da experiência que trouxe segurança de fé para Owen é bastante interessante. Em 1642, ele foi a uma igreja para ouvir Edmund Calamy, famoso pregador, mas soube que ele não poderia pregar naquele dia. O amigo que acompanhava Owen o convidou para sairem a outra igreja para ouvirem outro pregador conhecido, mas ele decidiu ficar. O pregador utilizou a fala de Jesus "Por que vocês temem, homens de pouca fé?" para entregar a mensagem, e Deus utilizou aquele sermão para dar convicção a Owen.
O grande teólogo puritano refutou o arminianismo como poucos fizeram. Ainda aos trinta, ficou bastante conhecido, e mais de mil pessoas vinham ouvi-lo pregar. Ele pregou várias vezes diante do parlamento inglês, e em uma de suas pregações, causou grande impacto sobre Oliver Cromwell, que pediu a ele que fosse o seu capelão. Em 1650, foi indicado como pregador oficial do Estado.
O seu ministério se dava amplamente, por meio de sua capelania, pregações e escritos. Seus sermões podiam ser ouvidos na Christ Church, em Oxford. Em 1653 ele obteve o grau de doutor em Divindade.
Quando o puritano se opôs ao fato de Cromwell se tornar rei, ele perdeu o favor do estadista, deixando se ser o seu capelão pessoal. O filho de Oliver, Richard Cromwell, também foi contra Owen, tirando-lhe a vaga de vice-chanceler da universidade. Ainda assim, ele continuou a produzir, bem como apoiar pastores independentes, comoRobert Asty e John Bunyan.
Ele publicou, em 1674, a sua obra Pneumatologia, um clássico sobre a obra do Espírito Santo. Owen parece ter sido um dos pioneiros no estudo do assunto. Sofreu, nos seus últimos anos de vida, com asma, mas alimentava a sua alma com a Palavra de Deus, e a sua mente com pensamentos voltados para Cristo.
Enquanto era publicada a sua última obra, Meditações sobre a obra de Cristo, ele faleceu. Beeke conta que no dia 24 de agosto de 1683 o ministro puritano William Payne foi até Owen para avisá-lo que as primeiras páginas da sua obra passaram pela imprensa. Owen respondeu: "Fico feliz em ouvir isso; mas, oh irmão Payne, o dia desejado há muito é finalmente chegado, no qual eu verei aquela glória de uma outra maneira, como eu nunca fiz ou fui capaz de fazer, neste mundo".
Owen é um grande exemplo para nós, e deve ser lembrado com grande respeito. Algumas de suas obras foram publicadas em português, e a sua leitura é muito válida.

[Mais sobre Owen]
[visite johnowen.org ]

obrigado por participarem do jogo.
abraço
:) SDG

Um comentário:

Ruy (Doulos) disse...

Eu havia lido sobre ele a uns meses atrás, mas não recordava o nome.
Achei legal sua iniciativa, passei um bom tempo tentando lembrar ao menos quem ele foi, pois seu nome era mais difícil.
Sempre que posso dou uma olhadinha em seu blog, parabéns Deus continue iluminando o seu caminho.

Forte abraço

glória somente a Deus.