quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

10 grandes livros lidos em 2008

Eis minha lista de bons livros lidos ao longo deste ano. Ainda não sei se foi a melhor seleção, mas tenho certeza que cada item é muito bom.


1. A criação restaurada (Albert Wolters, Cultura Cristã, 127 p.)

Ótimo pra quem deseja conhecer e se aprofundar na perspectiva da cosmovisão cristã. Albert Wolters trabalha a tríade criação-queda-redenção com beleza e maestria, demonstrando a importância destes itens para a nossa compreensão de mundo e para nossa vida e pensamento como filhos de Deus.


2. Da liberdade cristã (Martinho Lutero, Sinodal, 24 p.)

Uma pérola do reformador! Livrinho de fácil leitura, com conteúdo riquíssimo sobre a natureza do evangelho e as implicações da liberdade em Cristo para a vida do crente. Somos livres de tudo e de todos, mas ao mesmo tempo somos servos!

3. Verdadeira Espiritualidade (Francis Schaeffer, Cultura Cristã, 222 p.)

Francis Schaeffer indica caminhos para uma espiritualidade sadia, pautada nas Escrituras.

4. O óbvio ululante (Nelson Rodrigues, Agir, 437 p.)

A flor de obsessão escreve suas confissões com o seu peculiar jeito de registrar as coisas. Nelson Rodrigues é melhor do que qualquer jornalista atual.

5. O cristianismo através dos séculos (Earle Cairns, Vida Nova, 472 p.)

Material bastante completo sobre a história da Igreja, escrito de maneira didática (embora com a fonte pequena).


6. A vida de David Brainerd (Jonathan Edwards, Fiel, 240 p.)

David Brainerd foi um jovem cristão extremamente comprometido com a causa do Evangelho. Seu ardor missionário e suas lutas por amor a Jesus são extremamente desafiadoras.

7. Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis, L&PM, 209 p.)

Clássico da literatura brasileira. Machado de Assis é o mestre das estórias.


8. Introdão à Teologia Sistemática (Vincent Cheung, Arte Editorial, 327 p.)

Uma das melhores teologias sistemáticas que já li, pela firmeza e clareza do autor.

9. A cabra vadia (Nelson Rodrigues, Agir, 463 p.)

Ele novamente. Sua forma de escrever me desafia constantemente a ter um texto claro e bem redigido. Esta obra contém a segunda parte de suas confissões. Seu bom humor e suas críticas ásperas ao marxismo e aos jovens são interessantíssimos.

10. Jesus virá em Breve? (Gary DeMar, Invictus Press, 66p.)

O Felipe Sabino continua trazendo a sua contribuição para a Igreja no Brasil. Esta pequena obra é muito útil no sentido de apresentar uma perspectiva diferenciada sobre a vinda de Jesus e as últimas coisas.



A maioria dos livros foi adquirida em livrarias de São luís - MA. A exceção fica por parte do Cristianismo através dos séculos (ganhei de presente, mas pode ser encontrado na ilha); a Introdução à Teologia Sistemática (pedi diretamente do site da editora, mas também já está à disposição na cidade) e Jesus virá em breve? (presente. Este só pode ser adquirido com o Felipe Sabino do monergismo.com, ou com o pessoal da Invictus Press).

Nenhum comentário: