segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

C&D: Sem perder o controle

Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; Eu sou Deus, e não há nenhum como eu. Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: o meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada.

Isaías 46.9,10

Estamos pertinho de 2009. Mais alguns dias e chegará o novo início, para alegria de alguns e tristeza de outros. As viradas de ano têm algo de transcendente. Cada mudança no calendário parece despertar os medos, superstições, expectativas e esperanças de muita gente.

E assim encontramos a Maria – metáfora do ser humano comum. Seu coração bate mais forte porque deseja muitas coisas para o próximo ano, mas ao mesmo tempo fica angustiada com a possibilidade de nada se concretizar e a situação piorar. Para ela pode ser um emprego, ou a realização no serviço. Para outros pode ser a faculdade, o grupo de amigos, a escola, a igreja, etc., etc.

Alguns pais e mães não largam a calculadora, pensando nos gastos de 2009. Quem precisará viajar pra fazer algum curso, ou pagar o apartamento próprio fica ansioso, com medo do salário não suportar. Há os que planejam se casar neste ano, e sobre esta idéia colocam toda a tensão.

Em meio a tantos sonhos, expectativas, incertezas e possibilidades de frustração, parece difícil não cedermos à ansiedade e ao desespero. Para alguns é natural nos entregarmos a tais disposições.

Mas qual o antídoto para este momento cultural e a carga de pensamentos/sentimentos que o acompanha? Basta dar uma olhada no versículo transcrito acima: a doutrina da Providência de Deus é o alívio para a angústia humana.

Crer na Providência é reconhecer a soberania absoluta de Deus sobre tudo, e confiar que os eventos de 2009 estão sob a supervisão e controle do Altíssimo. Ele já prometeu que todas as coisas cooperam para o bem do Seu povo (Rm.8.28), portanto, mesmo que não saiam da forma como desejamos, o Pai ainda está coordenando os nossos passos. Acreditar na Providência é perceber a “invisível mão de Deus” regendo a história da humanidade (e a nossa), para que os Seus propósitos eternos sejam cumpridos.

Isto não justifica a preguiça ou fatalismo humano. Deus cumpre os Seus propósitos por meio dos Seus agentes, que, em muitos casos somos nós. Assim, eu devo acreditar que a vontade do Senhor se cumprirá quanto ao meu curso da faculdade, mas ao mesmo tempo preciso “ralar” pra passar no vestibular. O mesmo serve para as demais áreas da vida. Quem acredita que Deus lhe dará uma namorada legal não deve parar de procurar e esperar cair do céu. Quem caiu do céu provavelmente não seria uma boa companhia para ninguém.

Portanto, descansemos com base na Providência. Os planos do Soberano serão cumpridos em 2009, e Ele tem o melhor para nós. Ao mesmo tempo, trabalhemos, oremos e lutemos por aquilo que temos sonhado, a fim de que Ele receba a glória pelas nossas conquistas.

Não devemos viver sujeitos à preocupação. Devemos moderar nossa preocupação e ansiedade por meio de nossa confiança na Providência de Deus. (R. C. Sproul)

Quem está regendo as coisas na terra, hoje em dia – Deus ou o diabo? Que dizem as Escrituras? Se cremos em suas declarações claras e positivas, não há lugar para a incerteza. Elas afirmam, vez após vez, que Deus está no trono do Universo, que o cetro está em suas mãos, que Ele dirige todas as coisas “conforme o conselho da sua vontade”. (A. W. Pink)

Nenhum comentário: