sábado, 27 de dezembro de 2008

Literatura e Graça

Um amigo pergunta que livros eu indico para ele entender melhor "esse negócio de calvinismo". Além da Bíblia, vão algumas sugestões:


1. TULIP (Dwane Edward Spencer, ed. Parakletos) - Livrinho bem didático, com tabelas comparativas entre os pontos do calvinismo e do arminianismo, bem como referências às confissões de fé.

2. Nascido Escravo (Martinho Lutero, ed. Fiel) - Trecho de um livro de Lutero, no qual ele simplesmente destrói os argumentos sobre o livre-arbítrio. Brilhante! [a edição atual tem uma capa nova, mais bonita, por sinal]

3. Uma jornada na Graça (Richard P. Belcher, ed. Fiel) - Bastante criativa, tal obra trata da predestinação (foco especial para o contexto batista) através de uma história interessante. Trata-se de um romance calvinista. Ao longo da história são explicados aspectos da fé reformada com muita propriedade. Ótima pedida para quem tem maiores dificuldades em ler livros mais "densos".

4. A soberania de Deus e a responsabilidade do homem (Theo G. Donner, ed. Hagnos) - Um dos últimos livros que descobri sobre o assunto, apresenta os argumentos clássicos de maneira sintética. O capítulo sobre a expiação é fascinante!

5. Eleitos de Deus (R. C. Sproul, ed. Cultura Cristã) - Tenho um carinho especial por este livro. Enquanto eu o lia, meus olhos foram abertos para as doutrinas da Graça. Sproul é um teólogo extremamente profundo, que consegue transmitir as verdades mais complicadas em linguagem simples.

6. Calvinismo: as antigas doutrinas da Graça (Paulo Anglada, ed. Os Puritanos) - Eis um autor nacional tratando do assunto. Paulo Anglada trabalha a questão de maneira extensiva e clara, com muitas referências.

7. Eleição (C. H. Spurgeon, ed. Fiel) - O livreto é a transcrição de um sermão do "príncipe dos pregadores". Nesta mensagem, Spurgeon apresenta o ensino bíblico sobre a eleição, bem como interage com a história e argumenta logicamente pela verdade na qual os batistas reformados crêem.

8. A soberania banida (R. K. McGregor Wright) - Certamente um dos livros mais completos sobre o assunto. O autor utiliza as Escrituras para refutar os ensinos arminianos, e considera questões filosóficas e históricas como poucos fazem. Destaque para um capítulo especial: Existem versos arminianos na Bíblia?

Separei estes livros e fotografei enquanto fazia uma faxina no meu quarto-escritório. Esse é um projeto no qual estou trabalhando há semanas (a faxina ainda não tem data pra acabar). Ainda assim, existem outras obras que mereciam estar na lista. Apenas cito Escolhidos em Cristo (Samuel Falcão, ed. Cultura Cristã) e Por quem Cristo morreu? (John Owen, ed. PES).

Todos esses livros podem ser achados na internet e em livrarias evangélicas aqui de São Luís. Basta procurar com calma.

E você? Que livro(s) recomenda sobre o assunto?

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu mesmo me aproximei de Calvino depois de um longo processo, que dava um post. Esse também foi um dos motivos do blog.
Mas não li exatamente um livro, só alguns artigos no site do Felipe Sabino. Caso eu lembre, cito alguns. Estudo a fé reformada a pouco tempo, e gostaria de propagar os conceitos que apreendi dela.