quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

formspring.me

A respeito do cigarro!! Sexo, bebida e esporte utilizado da forma correta na minha concepcao nao sao pecados, pq ate fazem bem pro organismo! Mas o cigarro?? pra mim, ele só faz o mal!! mesmo utilizando-se pouco!! Comente isso!!

Vamos por partes:

1. Seu texto é cheio de ruído. Por que exagerar tanto nas exclamações e interrogações? Isso dá um tom de histeria e exagero despropositado ao que você escreve. Não me leve a mal, mas seja comedido na pontuação se você quiser ser entendido corretamente. Você não precisa ficar repetindo os sinais para dar ênfase.

2. Como as outras questões relacionadas ao cigarro, sua pergunta (que não é pergunta) traz pressuposições problemáticas. A primeira delas é que, se algo só faz mal ao organismo, então é pecado. Como você chegou a esta conclusão? Mesmo os versículos que afirmam sobre o cuidado com o corpo não permitem tal salto lógico, considerando as práticas cristãs que fazem mal ao organismo, como deixar de comer (o jejum).

3. A outra pressuposição falsa do seu comentário, é a de que o homem é fragmentado de tal forma que basta considerar o aspecto físico para determinar se algo é pecado ou não. Permita-me ser mais claro aqui: Você só levou em conta o aspecto biológico para dizer que o cigarro "só faz o mal". Isso demonstra a sua visão departamentalizada do homem. Eu rejeito essa fragmentação exagerada, e considero outras áreas, como pretendo tornar claro ainda nesta resposta (isso vai ficar enorme...).

4.Com base em que você afirma que o cigarro só faz o mal? Para citar um exemplo bem simples, o fumo pode liberar dopamina e endorfina, que fazem bem ao organismo e dão a sensação de prazer. Sua afirmação é falsa.

5. Ainda que não houvesse nada de bom a ser falado do ponto de vista físico/biológico, existe o campo emocional-espiritual. O cigarro produz algum bem ou sensação de bem do ponto de vista psicológico ao fumante, para que este se entregue à prática de fumar. Mas como você só considera o aspecto físico, não deve ter pensado nisso.

6. Para desmontar ainda mais o seu comentário, vemos vários itens que não produzem "nenhum bem ao nosso organismo", e que não são considerados pecaminosos. Veja o refrigerante, por exemplo, que traz muitas espécies de males e nada de bom - mas é aceito pelos crentes sem nenhum problema. Ou ainda, alguns biscoitos recheados, que só trazem substâncias que produzem mal ao organismo. É pecado tomar tais refrigerantes e comer tais biscoitos?

Obrigado pela... pergunta(?)

Pergunte qualquer coisa

Nenhum comentário: