quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

formspring.me

Paulo não ensinava de uma forma mais sistemática em suas cartas, porque não deveria mesmo, ou porque essa era a maneira corrente de expressar ideias na época? Se fosse hoje, acha que ele iria ser bem mais "ocidental"?

Penso que Paulo era bastante sistemático em suas cartas. Veja como ele segue um padrão e uma ordem lógica em seu texto.
A diferença é que ele estava lidando com situações práticas, e assim não poderia definir categorias abstratas de teologia, como um capítulo sobre a Teontologia e outro sobre a Soteriologia. Ele desenvolvia esses itens no contexto das questões surgidas na igreja - a definição das doutrinas de modo organizado surgiu no calor das controvérsias.

Assim, não acho que seja uma coisa da época, propriamente, mas da circunstância específica na qual o apóstolo escrevia.

Viajando na suposição: Se hoje ele escrevesse conforme os problemas surgidos na igreja, penso que escreveria exatamente do mesmo modo.

Se ele apenas quisesse escrever um tratado de teologia sem abordar problemas específicos de uma comunidade, então ele poderia ser mais "ocidental", como você diz.

Isso levanta um ponto interessante, que é a importância de conhecermos o contexto original no qual o autor escreve. Se soubermos melhor sobre as igrejas às quais Paulo está escrevendo, o consideraremos mais sistemáticos em seu texto.

Obrigado pela pergunta.

Pergunte qualquer coisa

Nenhum comentário: