terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

formspring.me

Você já leu o livro "O Deus que intervém", de Francis Schaeffer? Se sim, o que achou?

Sem demagogia, um dos melhores livros que já li.

"O Deus que intervém" foi o livro que despertou o meu interesse pela obra do Schaeffer, e a leitura que me desafiou a uma fé consistente, que dialoga com a cultura para a glória de Deus.

Foi uma mudança de paradigmas. Talvez eu até tivesse utilizado a expressão cosmovisão cristã antes, mas certamente com menos conhecimento de caso.

Neste livro aprendi sobre integração entre evangelismo e apologética, aprendi sobre a necessidade de entendermos o nosso tempo para apresentarmos o evangelho aos nossos contemporâneos, aprendi sobre como podemos utilizar a música, o cinema, o teatro, a literatura e a pintura a serviço do Reino.

Schaeffer também me ensinou um pouco de filosofia e história das idéias, rastreando a chamada "linha do desespero". Indicou o problema epistemológico da verdade e do conhecimento de Deus - coisa que trataria depois no livro "O Deus que Se revela".

Ainda nesta obra, fui ensinado sobre a incapacidade da "Nova Teologia" - a teologia existencialista/ neo-ortodoxia daqueles dias - de responder às questões do tempo, bem como sobre a relevância do cristianismo clássico.

Enfim, o livro é bom demais e me empolga sempre que penso nele.

Se você não leu, leia.

Pergunte qualquer coisa

Nenhum comentário: