Por que é importante ler livros de Teologia? Só a Bíblia não é suficiente?
A sua pergunta pressupõe que, se você lê algo além da Escritura, você não considera a Bíblia suficiente.
Ela também pressupõe que a teologia esteja distante da Escritura - pelo menos em alguma medida.
Eu preciso primeiro perguntar como você chegou a estas conclusões.
Como este meio não permite um debate melhor nesse sentido, vou deixar que você pense sobre isso, e vou prosseguir na resposta.
Primeiramente, ler algo além da Escritura não é considerá-la insuficiente. Especialmente quando se trata de boa Teologia, que sempre nos remeterá à própria Bíblia.
A Bíblia sozinha é suficiente para o viver cristão. Somente ela é a regra de fé e prática do homem regenerado.
Ainda assim, Deus capacitou pessoas para ensinarem a igreja, ajudarem nas dificuldades de compreensão da Palavra de Deus, e trabalharem de modo a apresentar a verdade da Bíblia de modo claro e sistemático, conforme a necessidade da igreja.
Sendo assim, a leitura da teologia é o reconhecimento da capacitação dada por Deus a alguns homens. Ela enriquece o cristão, que encontra ferramentas para a compreensão da Bíblia, e, portanto, tem a sua fé nutrida, o seu intelecto desafiado, e o seu coração aquecido.
Sobre a outra pressuposição - a boa teologia estará recheada com a Bíblia. A teologia ruim não deve ser lida mesmo.
Por fim, se você levar um pensamento assim às últimas consequências, não cantará nenhuma música que não os salmos (a Bíblia não é suficiente?), não entrará em blogs como o meu ou qualquer outro blog cristão (a Bíblia não é suficiente?), e não fará mais nada que possa sugerir alguma "substituição" ou "acréscimo" à Escritura.
Eu acho que você não iria tão longe, já que está visitando este blog.
Obrigado pela pergunta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário