segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Se alguém fala que tal cantor fez pacto com o diabo, eu deveria ter receio de apreciar suas músicas? Outra: se alguma música não aparenta ter nada de mal, mas contém referências à cultura afro-brasileira, como algum orixá, devo ter receio em escut

Você deve ter cautela para ouvir qualquer coisa, mas não pela fé do cantor propriamente, e sim pela qualidade do material.

Nós cremos em um negócio chamado "Graça comum", pela qual mesmo um satanista ou ateu pode produzir algo belo, ou falar verdades. Se a música foi bela e verdadeira, devo jogá-la fora porque o músico é ímpio? De modo algum. Pelo contrário, posso me alegrar em Deus por usar até mesmo satanistas para produzir beleza.

Dito isto, é preciso avaliar outros critérios. Se a música é blasfema ou ensina pontos contrários à Palavra de Deus, então provavelmente é melhor deixá-la de lado.

Se for a música de um crente, mas for feia e sem criatividade, também recomendo que você deixe de lado.

Quanto às referências à cultura (religião?) afro-brasileira, seja cauteloso. Não é muito razoável um cristão cantar músicas de adoração a um ídolo, correto? Mas também não precisamos chegar ao extremo de acreditar que qualquer menção a algo dessa tradição é necessariamente perigoso para a fé cristã.

Precisamos ser equilibrados em nossa abordagem, e fazer tudo para a glória de Deus, como a Escritura ensina (1 Co.10.31)

Abraço, e obrigado pela pergunta

Pergunte qualquer coisa

Nenhum comentário: